domingo, 30 de maio de 2010

ESTÁGIO CURRICULAR

Esta semana foi reservada para a realização dos trabalhos de recuperação. Na 4ª série, turma 401 seis alunos ficaram em recuperação. A matéria foi revista e nos três últimos dias realizamos as atividades avaliativas. O Projeto de Aprendizagem será concluído amanhã e a postagem no pbworks será feita no decorrer da semana.

Nesta semana os alunos tiveram a oportunidade de sanarem as dúvidas referentes aos conteúdos já trabalhados. As aulas foram centradas nas dúvidas que cada um deles tinha. Mesmo os alunos que não estavam em recuperação puderam fazer indagações sobre pontos que ainda não estavam bem entendidos e receberam esclarecimentos podendo assim, efetivar a aprendizagem.

Não podemos considerar uma verdadeira aprendizagem se não houver uma construção coletiva do conhecimento, se naõ houver uma relação entre o educador e o educando, do homem e do mundo. Deve haver uma interação sujeito-mundo (realidade que o cerca). Para Paulo Freire, o conhecimento é algo a ser construído na coletividade, são indispensáveis os fundamentos da educação que são: ação-reflexão, subjetivo-objetivo, homem-mundo, educador-educando. Não há, nestas relações o que é mais importante que o outro, não há hierarquia entre eles. O processo de aprendizagem deve ser uma mão dupla, porque através da comunicação estabelecemos relações com o outro (FREIRE,

Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 43° edição, 2005).

Todos nós, ensinamos e aprendemos com nossos alunos. Seguindo esta constatação, posso dizer que durante este estágio, passei a conhecer e a dar-me conta que, em algumas situações, aprendo mais que ensino. Sou professora por idealismo e realizo-me quando percebo o progresso alcançado pelos educandos.

Nenhum comentário: