Durante esta semana realizei as atividades de avaliação com os alunos. Estas atividades basearam-se em provas e trabalhos (cruzadinha e caça-palavras). O Projeto de Aprendizagem não foi trabalhado bem como as postagens no blog porque a Escola estava sem internet a semana toda em virtude da ampliação do laboratório de informática.
Os alunos demoraram em torno de quatro horas para realiarem as provinhas de matemática e língua portuguesa. Os trabalhos de ciências e estudos sociais foram realizados com consulta. O material consultado foi o caderno e as folhinhas que cada aluno possui.
No dia 20/05/2010 recebemos na sala de aula a visita da nutricionista Leila que trabalha no ESAE. Ela palestrou sobre a importância de uma alimentação saudável para que o nosso corpo desempenhe suas funções de maneira correta.
Os alunos participaram com perguntas e observações visto que, já haviam trabalhado este conteúdo (Alimentação) em sala de aula. Ela ficou encantada com a participação deles.
Outro fato relevante foi a reunião com os pais para que estes realizem uma reforma na sala de aula. Esta reforma será da seguinte maneira: pintura da sala de aula e das carteiras. Cada pai contribuirá com alguma quantia em dinheiro para a compra do material (tintas, pincéis, massa corrida,...) e três pais faram o serviço gratuitamente. Esta atividade será um complemento do Dia da Solidariedade.
A participação dos pais na vida da escola é muito importante e faz com que os alunos fiquem orgulhosos. Um aluno, olhou para mim e disse: "Viu profe como o meu pai entende de tudo. Não te falei." Ele estava muito feliz porque o pai fez o orçamento e conversou com os outros pais, explicando o que será feito.
De acordo com legislação que tem vindo a ser definida, pretende-se que o relacionamento Escola/Família se estabeleça de forma a contribuir para uma melhor e mais eficaz qualidade, não só do sistema, como do próprio ensino. O princípio da Democraticidade, da Participação de todos os intervenientes no processo educativo, da Ligação à comunidade e da Descentralização, estipulados pela Lei de Bases do Sistema Educativo, organizam-se de forma a contribuir para desenvolver o espírito e a prática democrática, através de processos participativos na definição da política educativa, na administração e gestão do sistema escolar e na experiência pedagógica quotidiana, em que se integram todos os intervenientes do processo educativo, em especial os alunos, os docentes, as famílias.
O sucesso do processo ensino aprendizagem depende da participação e da colaboração de todos. Aos poucos os pais estão cada vez mais participando da vida da escola e da vida escolar de seus filhos.
Sei que esta semana terei que trabalhar com afinco o Projeto de Aprendizagem e o Blog da turma. Quero realizar as atividades que ficaram pendentes em decorrência das atividades de avaliação.
Fiz provas porque a escola e os pais querem uma comprovação escrita sobre os que os alunos sabem. Como professora, não preciso desse tipo de instrumento para avaliar o meu aluno. Eu conheço a cada um deles e sei os objetivos que foram atingidos e os que precisam ser trabalhados novamente e de forma diferente.
A partir do dia 24/05/2010 estaremos na semana de recuperação. Esta semana é marcada pela retomada de conteúdos. Estes conteúdos serão trabalhados de forma diferente, visando o entendimento do aluno.
Para mim, o que busco é colaborara para que meus alunos desenvolvam a autonomia. Como afirma Kamii, seguidora de Piaget, "...a essência da autonomia é que as crianças se tornem capazes de tomar decisões por elas mesmas. Autonomia não é a mesma coisa que liberdade completa. Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor caminho da ação ..." (Kamii C. A criança e o número. Campina: Papirus).
domingo, 23 de maio de 2010
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