domingo, 6 de junho de 2010
ESTÁGIO CURRICULAR
Esta semana foi marcada pela visita dos supervisores de estágio e também, pelo feriadão. Os alunos adoraram receber o professor Jaime e o Gerson em nossa sala de aula. Sentiram-se orgulhosos por poderem mostrar tudo o que aprenderam. Estão "craques" no uso do blog. Realizamos também a conclusão do PA em forma de cartazes que estão fixados na sala de aula. (Conforme FREIRE, 1996, 16), "... não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade..." Acredito que esta citação de Paulo Freire vem ao encontro do que desejo, do que busco junto aos meus alunos. Hoje, eles são muito mais autônomos do que a dois meses atrás. Demosntram curiosidade e buscam solucionar seus questionamentos sem medo de buscar, de ousar, de procurar. Estão muito mais seguros. Quando começamos a trabalhar, não sabiam, por exemplo, o que era um blog. Hoje, editam, onserem figuras, trocam a fonte, a cor, enfim são autônomos e sentem-se muito a vontade para a realização deste trabalho. Produzem artigos excelentes. Comentei com algumas colegas que meus alunos estão produzindo textos melhor que muitos alunos de 6ª ou até mesmo 8ª série. Mas, algo indispensável para a realização deste trabalho foi o preparo e conhecimentos adquiridos por mim junto aos mes professores, tutores e colegas do PEAD. Antes de começar o curso de Pedagogia, nem imaginava tudo o que poderia ser feito em um computador pra enriquecer, cativar e favorecer o aprendizado dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário