sábado, 31 de outubro de 2009

LIBRAS

Olá! Acessei o site http://www.editora-arara-azul.com.br/revista/02/pontodevista.php e pude, após fazer a leitura, observar que anteriormente a nova LDB, eum 1994, durante a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO, em Salamanca (Espanha), o Brasil, juntamente com outros países, assinou a “Declaração de Salamanca” que, entre outras coisas,recomenda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional:
•“toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem;
•toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas;
•sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades;
•aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades e
•escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêem uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional”.
Mas, o que podemos observar na prática é algo um pouco diferente. Ainda hoje, podemos constatar que alunos surdos ainda são discriminados pela sociedade e muitas vezes pela própria família.
Os professores não estão preparados para receber alunos surdos em classes de ensino regular. Se hoje, eu recebesse um aluno surdo em minha sala de aula, não saberia como proceder e assim como eu, muitos professores também não saberiam.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Lourdes!!

Ao final da postagem comentas que nãp saberias o que fazer caso recebeste um aluno surdo na tua classe. O que achas que dificultaria o trabalho? Abração!!