sábado, 31 de outubro de 2009

Didática

Estou lendo o livro "Medo e Ousadia - Cotidiano do Professor de Paulo Freire e Ira Shor". Este livro faz questionamentos sobre o que é o ensino Libertador, como é que os estudantes iniciam seu processo de transformação e como se podem transmitir conteúdos através de um método de diálogo.
Paulo Freire nos diz neste livro: "... Antes de mais nada, Ira, penso que deveríamos entender o "diálogo" não como uma técnica apenas que podemos usar conseguir obter alguns resultados... O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sua realidade tal como a fazem e re-fazem...." - pg 122-123. O diálogo é a base do relacionamento humano e como tal deve estar presente na relação professor - aluno. É indispensável que haja troca entre o discente e o docente, um não existe sem o outro. O aluno fará a leitura e re-leitura de sua realidade muito através do diálogo estabelecido com o professor e com os colegas.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Lourdes!!

Como buscas promover esse movimento de diálogo no teu trabalho? Abração!!