segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ECS

REFLEXÃO SOBRE O FAZER DO PROFESSOR ( SEU COTIDIANO):

Conversando com meus colegas de escola posso afirmar que a maioria de nós foi formada em uma escola extremamente conservadora. Recebíamos os conteúdos programáticos e tínhamos que repassá-los aos alunos, tínhamos que "ensiná-los".

O professor era formado seguindo um padrão onde nós docentes éramos os "donos da verdade". Hoje sabemos que não é nada disso. Para que o processo ensino-aprendizagem se concretize é necessário que as experiências dos alunos sejam levadas em conta. O professro deve trabalhar baseado nas experiências trazidas po cada aluno, suas vivências, suas preferências.

Segundo Paulo Freire " ...ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção."

Concordo plenamente com o autor. O conhecimento deve ser construído e não imposto porque se ele for imposto, efetivamente não haverá aprendizado.

A relação estabelecida entre professor e aluno, quando é pautada por uma ligação de afteo, companheirismo e troca facilita o processo de aprendizagem e, se antes o professor era autoridade máxima em sala de aula hoje, ele é um facilitadro da aprendizagem.

Cito com exemplo a meu fazer docente. Quando comecei a lecionar - a vinte e três anos atrás - me achava a dona da verdade. Com o tempo, fui percebendo que não podia mais agir assim e comecei então, a dialogar mais com os meus alunos, passei a, principalmente, ouví-los mais e a minha relação com eles melhorou muito.

A partir do momento em que nos tornamos mais amigos observei e constatei na prática que o meu trabalho de tornou mais produtivo. Os alunos passaram a participar mais da aula, a dar opinião e ajudar a construir o conhecimento.

Agora sim, acredito estar ajudando a formar cidadão críticos, conscientes do seu papel no processo de ensino-aprendizagem.

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