domingo, 30 de maio de 2010

Seminário Integrador

Esta semana foi destinada às atividades de recuperação na escola em que trabalho. A recuperação é tanto de nota quanto de aprendizagem de conteúdos. Foi uma semana de retomadas. Cada vez mais realizo questionamentos e reflexões sobre a eficácia dos instrumentos de avaliação e recuperação utilizados nas escolas públicas. Não concordo com muitos desses instrumentos e, em decorrência disto, procurei utilizar de novas maneiras de recuperação.
Realizei uma retomada geral de tudo o que foi trabalhado neste trimestre. Fiz esta retomada através de jogos e passatempos. Os alunos estavam fixando os conteúdos de umas maneira "gostosa" e prazerosa. Acredito que assim posso obter maior eficácia e atingir os objetivos propostos.

ESTÁGIO CURRICULAR

Esta semana foi reservada para a realização dos trabalhos de recuperação. Na 4ª série, turma 401 seis alunos ficaram em recuperação. A matéria foi revista e nos três últimos dias realizamos as atividades avaliativas. O Projeto de Aprendizagem será concluído amanhã e a postagem no pbworks será feita no decorrer da semana.

Nesta semana os alunos tiveram a oportunidade de sanarem as dúvidas referentes aos conteúdos já trabalhados. As aulas foram centradas nas dúvidas que cada um deles tinha. Mesmo os alunos que não estavam em recuperação puderam fazer indagações sobre pontos que ainda não estavam bem entendidos e receberam esclarecimentos podendo assim, efetivar a aprendizagem.

Não podemos considerar uma verdadeira aprendizagem se não houver uma construção coletiva do conhecimento, se naõ houver uma relação entre o educador e o educando, do homem e do mundo. Deve haver uma interação sujeito-mundo (realidade que o cerca). Para Paulo Freire, o conhecimento é algo a ser construído na coletividade, são indispensáveis os fundamentos da educação que são: ação-reflexão, subjetivo-objetivo, homem-mundo, educador-educando. Não há, nestas relações o que é mais importante que o outro, não há hierarquia entre eles. O processo de aprendizagem deve ser uma mão dupla, porque através da comunicação estabelecemos relações com o outro (FREIRE,

Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 43° edição, 2005).

Todos nós, ensinamos e aprendemos com nossos alunos. Seguindo esta constatação, posso dizer que durante este estágio, passei a conhecer e a dar-me conta que, em algumas situações, aprendo mais que ensino. Sou professora por idealismo e realizo-me quando percebo o progresso alcançado pelos educandos.

domingo, 23 de maio de 2010

Seminário Integrador

Nesta semana apliquei as provas de avaliação. Este instrumento avaliativo, para mim, é ultrapassado mas, a escola e os pais necessitam "ver e saber" como está o desemplenho dos filhos na escola. Muitas vezes, recebo bilhetes perguntando porque o aluno copiou tão pouca coisa em aula. Não concordo com este tipo de avaliação mas não posso deixar de seguir as nomrmas da escola.
Fora as ditas provas, avalio os meus alunos pela sua participação em aula, sua capacidade realizar as atividades com autonomia.

ESTÁGIO CURRICULAR

Durante esta semana realizei as atividades de avaliação com os alunos. Estas atividades basearam-se em provas e trabalhos (cruzadinha e caça-palavras). O Projeto de Aprendizagem não foi trabalhado bem como as postagens no blog porque a Escola estava sem internet a semana toda em virtude da ampliação do laboratório de informática.

Os alunos demoraram em torno de quatro horas para realiarem as provinhas de matemática e língua portuguesa. Os trabalhos de ciências e estudos sociais foram realizados com consulta. O material consultado foi o caderno e as folhinhas que cada aluno possui.

No dia 20/05/2010 recebemos na sala de aula a visita da nutricionista Leila que trabalha no ESAE. Ela palestrou sobre a importância de uma alimentação saudável para que o nosso corpo desempenhe suas funções de maneira correta.

Os alunos participaram com perguntas e observações visto que, já haviam trabalhado este conteúdo (Alimentação) em sala de aula. Ela ficou encantada com a participação deles.

Outro fato relevante foi a reunião com os pais para que estes realizem uma reforma na sala de aula. Esta reforma será da seguinte maneira: pintura da sala de aula e das carteiras. Cada pai contribuirá com alguma quantia em dinheiro para a compra do material (tintas, pincéis, massa corrida,...) e três pais faram o serviço gratuitamente. Esta atividade será um complemento do Dia da Solidariedade.

A participação dos pais na vida da escola é muito importante e faz com que os alunos fiquem orgulhosos. Um aluno, olhou para mim e disse: "Viu profe como o meu pai entende de tudo. Não te falei." Ele estava muito feliz porque o pai fez o orçamento e conversou com os outros pais, explicando o que será feito.

De acordo com legislação que tem vindo a ser definida, pretende-se que o relacionamento Escola/Família se estabeleça de forma a contribuir para uma melhor e mais eficaz qualidade, não só do sistema, como do próprio ensino. O princípio da Democraticidade, da Participação de todos os intervenientes no processo educativo, da Ligação à comunidade e da Descentralização, estipulados pela Lei de Bases do Sistema Educativo, organizam-se de forma a contribuir para desenvolver o espírito e a prática democrática, através de processos participativos na definição da política educativa, na administração e gestão do sistema escolar e na experiência pedagógica quotidiana, em que se integram todos os intervenientes do processo educativo, em especial os alunos, os docentes, as famílias.

O sucesso do processo ensino aprendizagem depende da participação e da colaboração de todos. Aos poucos os pais estão cada vez mais participando da vida da escola e da vida escolar de seus filhos.

Sei que esta semana terei que trabalhar com afinco o Projeto de Aprendizagem e o Blog da turma. Quero realizar as atividades que ficaram pendentes em decorrência das atividades de avaliação.

Fiz provas porque a escola e os pais querem uma comprovação escrita sobre os que os alunos sabem. Como professora, não preciso desse tipo de instrumento para avaliar o meu aluno. Eu conheço a cada um deles e sei os objetivos que foram atingidos e os que precisam ser trabalhados novamente e de forma diferente.

A partir do dia 24/05/2010 estaremos na semana de recuperação. Esta semana é marcada pela retomada de conteúdos. Estes conteúdos serão trabalhados de forma diferente, visando o entendimento do aluno.

Para mim, o que busco é colaborara para que meus alunos desenvolvam a autonomia. Como afirma Kamii, seguidora de Piaget, "...a essência da autonomia é que as crianças se tornem capazes de tomar decisões por elas mesmas. Autonomia não é a mesma coisa que liberdade completa. Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor caminho da ação ..." (Kamii C. A criança e o número. Campina: Papirus).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Planejamento

Em vários momentos do estágio preciso fazer adaptações e reformulações do planejamento. Procuro desenvolver minhas aulas de uma maneira que desperte o interesse e curiosidade dos alunos. Em alguns momentos, não consigo seguir a risca o que coloco no planejamento semanal. Coloco observação e no dia seguinte faço as atividades que não foram executadas. Se acho que elas não estão adequadas, as reformulo. Acredito que planejar seja isso, fazer e refazer para ir ao encontro dos desejos dos alunos.

ESTÁGIO CURRICULAR

Esta semana foi muito produtiva pois todos os objetivos propostos foram realizados. Os alunos gostaram muito das atividades relacionadas com o Sistema Ósseo, epecialmente a que montamos um esqueleto. Todos os trabalhos de montagem de esqueleto estão expostos na sala de aula. Trabalhamos recorte e colagem com barbante e fita adesiva na realização da atividade de montagem de um esqueleto. esta atividade gerou muita movimentação na sala de aula, diria que ficou um pouco tumultuado pois a sala de aula é muito pequena e os alunos se agitaram. Todos queriam ver o resultado final, isto é, o esqueleto pronto.

A atividade de bordado é que foi um pouco frustrante porque eu imaginava um trabalho diferente. Os alunos fizeram representações triviais, ou seja, bordaram apenas casas e campos de futebol. Imaginava trabalhos mais criativos. Atribuo isso ao fato deles não terem muito acesso aos materiais utiliados e ao fato de em séries anteriores não trabalharem atividades artísticas. Eles estavam habituados a desenhar e pintar.

No sábado, tivemos o Dia da Solidariedade (este dia não foi incluido no planejamento por um esquecimento meu). Juntamente com os pais, neste dia, pintamos armários, corredores, pilares, arrumamos lâmpadas, limpamos o pátio. Foi muito bom ver a comunidade entrosada e trabalhando em prol da escola.

A interação família e escola é indispensável no processo de aprendizagem. A escola verdadeira é aquela em que há uma viseral integração da comunidade com a escola.

domingo, 9 de maio de 2010

Homenagem às Mães


Na última sexta-feira realizamos uma homenagem para todas as mães da Educação Infantil até a 4ª série. Cada turma apresentou uma música no auditório da Escola. estava muito bonita a celebração.

Presente para as Mães.


Resolvi fazer esta postagem para compartilhar o trabalho que fiz com meus alunos. Este trabalhinho foi presenteado às Mães. Fizemos um caderno de receitas. Neste caderno encontramos uma receita de cada mãe. Esta receita foi copiada pelos alunos. Nelas constam o nome da mãe e do aluno.

Seminário Integrador

Esta semana aprendi ou melhor, reaprendi que a valorização das experiências e viv~encias de mundo dos alunos não podem deixar de estarem presentes na nossa prática docente. Segundo Paulo Freire no livro Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 11ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
"O que tenho dito sem cansar, e redito, é que não podemos deixar de lado, desprezdo como algo imprestável, o que educandos, sejam crianças chegando à escola ou jovens e adultos a centro de educação popular, trazem consigo a compreensão do mundo, nas mais variadas dimensões de sua prática na prática social de que fazem parte. Sua fala, seu modo de contar, de calcular, de seus saberes em torno da saúde, do corpo, da sexualidade, da vida, da morte, da força dos santos, dos conjuros". (FREIRE, 2003, p.85-86).
O aluno é um todo e não fragmentos desse todo e é assim que precisa ser visto.

ESTÁGIO CURRICULAR

Esta semana foi bastante conturbada. Tive o planejamento todo alterado.Trabalhei da seguinte forma:

No dia 03/05, segunda-feira, os objetivos previstos foram substituídos pelas seguintes atividades:

* Ensaio Geral para a apresentação em homenagem às mães. Esse ensaio foi realizado das 8:00h até às 11:00h.
* Recreação.

No dia 04/05, terça-feira, terminamos as atividades manuais. Terminamos o caderno de receitas que será presenteado às mães.

No dia 05/05, quarta-feira, foi criado um cartão para as mães, trabalhamos o poema de Mário Quintana e iniciamos um trabalho em grupos em que os alunos criaram uma poesia.

No dia 06/05, quinta-feira, além do ensaio para a apresentação às mães, concluímos o trabalho em grupo. Os alunos criaram um poema. Este poema foi feito por todos os integrantes do grupo e depois disso, redigido em um papel pardo que foi exposto na sala de aula.

Na sexta-feira, dia 07/05/2010, os alunos realizarão a presentação para as mães.

A menina que não tem a mãe participou da apresentação e ao final chorou muito porque a madrinha que cuida dela se comprometeu em ir até a escola assistí-la e, não sei porque, não foi. Esta situação me deixou arrasada. Conversei com ela, expliquei que a tia devia ter tido um compromisso que a impossibilitou de comparecer. esta situação me fez refletir e acabei por resgatar uma fala de Paulo Freire no livro Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 11ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

"O que tenho dito sem cansar, e redito, é que não podemos deixar de lado, desprezdo como algo imprestável, o que educandos, sejam crianças chegando à escola ou jovens e adultos a centro de educação popular, trazem consigo a compreensão do mundo, nas mais variadas dimensões de sua prática na prática social de que fazem parte. Sua fala, seu modo de contar, de calcular, de seus saberes em torno da saúde, do corpo, da sexualidade, da vida, da morte, da força dos santos, dos conjuros". (FREIRE, 2003, p.85-86).

Não podemos jamis esquecer que os nossos alunos tem uma imensa bagagem. Bagagem esta que trazem de casa, com suas histórias de vida e visão de mundo. Esta aluna me fez ver que, talvez, ela tenha uma visão de mundo, um sentido de morte bem mais dramático e pesado do que eu. Senti dó e compaixão pela dor dela pois, vivia e revivia a perda dos pais, o descaso da madrinha e sentiu-se só naquele momento especial onde cada um de seus colegas presenteava a sua mãe.

domingo, 2 de maio de 2010

ESTÁGIO CURRICULAR

Estou trabalhando com meus alunos, durante esta semana, no presente para as Mães.
Havíamos nos programado para realizarmos a montagem de um caderno de receitas virtual. Este seria o presente das mães. Daremos um caderno de receitas sim, mas não será virtual porque alguns alunos não tem computador. O trabalho está ficando muito lindo.Quando estiver completamente pronto, posto uma foto para poder compartilhar com vocês.

ESTÁGIO CURRICULAR

Esta semana não consegui vencer o meu planejamento porque estamos nos preparando para a apresentação em homenagem às Mães que ocorrerá no próximo dia 07/05/2010.

Pessoalmente, acho bem difícil trabalhar datas como dia das Mães e dia dos Pais pois, tenho alunos que não tem mais mãe e moram com avós, padrinhos e madrinhas e, também, alunos que não tem mais seus pais.

Procurei trabalhar sob o enfoque que mãe é também aquela pessoa que nos cuida, nos ama e nos protege.

Estes alunos se mostraram muito receptivos e realizaram todas as atividades propostas.

Precisei mudar um pouco planejamento.

Mas, segundo Paulo Freire o planejamento é uma previsão de uma aula e, como tal, está sujeito a alteraçãoes.

Nós professores, temos que ter em mente que, como nos diz Freire no livro Pedagogia da Autonomia "É preciso, indispensável mesmo, que o professor se ache repousado no saber de que a pedra fundamental é a curisidade do ser humano" (p.96). Então, mudar um planejamento é estar indo de encontro ao que os alunos tem curiosidade, ao que buscam, ao que desejam.

Esta semana não consegui trabalhar no laboratório de informática mas, nos próximos dias estarei pondo em dia minhas ativiaddes. Os alunos me perguntam sempre sobre o dia que iremos trabalhar "nos computadores". Eles tem fgascínio e me auxiliam dando dicas de como fazer determinadas atividades.

Essa troca é muito prazerosa para todos nós.