domingo, 15 de novembro de 2009

Aula Prática de Linguagem



Realizei com meus alunos uma aula prática utilizando o plano de ula construído em uma aula de Linguagem. Os alunos adoraram. Escolhi como tema a Imigração Alemã e Italiana no Rio Grande do Sul. Todo o trabalh foi realizado em grupos. Os alunos construíram painéis, textos coletivos a partir de um vídeo e de diálogo com a professora.
Este trabalho será enriquecido com a construção de gráficos e a realização de um passeio no dia 20/11/09 para a Serra Gaúcha.

Ensino de Surdos

Ao realizar as atividades da disciplina de Libras, tenho mais certeza de que os professores que trabalham com alunos surdos devem ser bem preparados. O aluno surdo é tão capaz quanto outro aluno, tem suas dificuldades e suas potencialidades. Deve ser respeitado e trabalhado de maneira a desenvolver suas potencialidades. A linguagem dos sinais deve ser ensinada a eles desde cedo e os professores que trabalham com estes alunos devem conhcê-la profundamente.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Seminário Integrador

Trabalhar através de PAs é um desafio. É um trabalho onde os alunos aprendem o que queram aprender. Tem suas curiosidades saciadas. O tema é escolhido por eles. Se faz necessário buscar informações e subsídios não só na escola mas fora dela, fazendo uso de outros meios (internet, bibliotecas, revistas, jornais,...) para que se obtenham respostas para as dúvidas levantadas e se consiga responder a pergunta inicial. Há um desafio aos alunos e professores pois, novas dúvidas vão surgindo e isso implica em estar preparado para respondê-las. Há um trabalho coletivo pois alunos e professor decidem a trajetória a ser seguida, que caminho a percorrer. Trabalhar com PA é trabalhar em rede, pois um depende do outro.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

LIBRAS


Após assistir ao filme "Garoto Selvagem" fiz vários questionamentos a mim mesma e constatei que o ser humano é muito cruel, possue uma capacidade única de excluir as pessoas que são consideradas "diferentes" da sociedade. Victor somente conseguiu inserir-se na sociedade a partir do momento que o médico o acolheu e começou a realizar com ele um trabalho de resgate de auto-estima. O menino, com o passar do tempo, percebeu que era capaz, que possuía habilidades.
Todos nós somos capazes de realizar tudo o que queremos. A nossa maneira, sim, mas todos podemos fazer o que quisermos.